ANIMAÇÃO 2D DIGITAL - RIG
AM1 - 2ºSem

Quartas das 9:30h às 11:10h

ATENÇÃO:
Click na pasta ao lado para 
 envio das atividades 

Shared_Folder
Calendario%202021_2Calendario%202021_2

Encontro 1 - 07/02

Apresentação da disciplina

Olá! Espero que estejam bem.
Hoje vamos conversar sobre como será este nosso semestre, a organização das aulas e o programa da disciplina, avaliações e como vocês podem manter contato direto comigo.

Registro do conteúdo dos encontros
Meus contatos 
Presença
Ferramentas necessárias  (software, pendrive)
Envio de Atividades (onde, prazos, nomes nos arquivos)

Retrospectiva das técnicas anteriores
Rig com linhas de contorno
Interface do node view
3D Layers
3D Objects
Rig com deformadores
Master Controller
Rig 360

Retrospectiva Workflows: Rotoscopia, importação do papel para Ink&Paint, Tradigital e Multiplano. 

N1: Individual, atividades em aula
N2: Individual, curta 15” + video making-of
SUB: As mesmas atividades acima apenas para quem perder N1 ou N2

Mascara de Carnaval

Recesso Carnaval - 14/02

Rig_CutOutGeninho

Encontro 2 - 21/02

Rig de personagem com e sem linha de contorno

Vamos rever rapidamente a criação de um rig SEM deformador para um personagem SEM linhas de contorno, mas desta vez fazendo uso dos nodes.
E como seria se a personagem tivesse linhas de contorno? Vamos montar um walk cycle!
Primeiro, vamos comparar dois rigs bem simples: Braco_Sem_Line e Braco_Line.
Agora que entendemos a mecânica, vamos preparar um rig completo com um personagem com line: Personagem_Line.


Revisão Rig básico sem line
Node View
Rig básico com auto-patch
Separação do personagem em camadas
Adicionar pegs, pivôs e hierarquia

Teste_Lucca
Auto Patch e Cuter nodes:
har_autopatch

Lembrete da ferramenta para suavizar o traço:

Pen%20Settings
an_maskcutter_network

Encontro 3 - 28/02

Finalizando o rig

Vamos finalizar o rig do personagem para depois animar o walkcycle.

Node View com Backdrops
Rig sem deformador com auto-patch

ProximaEstacao.jpeg
QueridaEmily
Penumbra

Que tal participar de um curta de outros semestres e, além de aprender, ganhar experiência, fazer network, ainda faturar 1 ponto a mais na média da N2?

👈 Acesse o QRCode do grupo do Whatsapp para saber mais sobre cada filme.

Carinha

Encontro 4 - 06/03

Animando o walkcycle

Depois de rigado, hoje finalmente é dia de animar o boneco e gerar um video.

Keyframes, easy in e out
Enviar atividade até 13/03 com seu nome seguido de “_WcAutopatch” 

Carinha

Encontro 5 - 13/03

Rig com deformador

Para vocês entenderem bem a diferença entre as duas técnicas e poderem optar dependendo do design e do movimento pretendido, hoje vamos iniciar a preparação de um personagem separando peças prevendo que vamos rigá-lo utilizando deformadores.
Antes, vamos fazer alguns ajustes de preferências no Harmony (que vc pode salvar em arquivo separado e carregar toda vez que for usar uma maquina da Faap):
- General: focus on mouse enter; pass trough composite; separate position for pegs
- Advanced: support overlay and underlay; desligar element node animate using animation tools
- Timeline: reduce indentation; display unconnected nodes

E alguns ajustes nas ferramentas:
- Automatic Create Colour Art
- Easy Drag

Ajustes no Preferences
Separação do personagem em camadas

Geninho2
Nodes_1Nodes_4Nodes_3Nodes_2Nodes_5

Encontro 6 - 20/03

Finalizando o setup e começando animação

Ajustando os deformadores e preparando os bancos de bocas e mãos.
Pra quem quiser seguir junto comigo, aqui o arquivo de onde parei na semana passada: Cutout_Deform

Rigando com deformadores
Bibliotecas de bocas (feliz, triste…), olhos, mãos, etc
Armazenar o personagem na Biblioteca

NodeView

Encontro 7 - 27/03

Encontro 8 - 03/04

Finalizando o walk cycle
Preparação para a N1

No próximo dia 10/04 teremos a entrega da N1 através do link no ícone de pasta no topo desta página. As atividades que devem ser entregues:

- 1 arquivo de video com seu nome seguido de “_WcRegular” (sem aspas!)
- 1 arquivo de video com seu nome seguido de “_WcActing1”  (sem aspas!)
- 1 arquivo de video com seu nome seguido de “_WcActing2”  (sem aspas!)
- 1 arquivo de video com seu nome seguido de “_WcMix”  (sem aspas!)
*Escolha dois dos actings abaixo e adicione um cenário de sua preferência. O arquivo WcMix deve conter os 3 actings, em proporções e posições diferentes das utilizadas anteriormente. Todos os videos devem estar na resolução de 1920x1080 pixels, 24fps.

• Atenção! A nota final para a N1 vai considerar também a atividade de Walkcycle com Autopatch já enviada anteriormente.

Skip
Hot
Sneak
LineDance

Finalização animacão walk cycle
Utilização da biblioteca
Revisão e preparação para N1

Superacao.jpeg

Encontro 9 - 10/04

Entrega N1 Até 17/04

Atividades que devem ser entregues através do link no ícone de pasta no topo desta página:
- 1 arquivo de video com seu nome seguido de “_WcRegular” (sem aspas!)
- 1 arquivo de video com seu nome seguido de “_WcActing1”  (sem aspas!)
- 1 arquivo de video com seu nome seguido de “_WcActing2”  (sem aspas!)
- 1 arquivo de video com seu nome seguido de “_WcMix”  (sem aspas!)
*Todos os videos devem estar na resolução de 1920x1080 pixels, 24fps.

Encontro 10 - 17/04

Layers 3D

Pra começar, um feedback da N1?
Na sequência vamos criar um ambiente 3D com portas que se abrem e janela onde se pode ver um plano ao fundo. Colocaremos um personagem dentro desse ambiente e geramos um video.

Layers 3D
Camera 3D
Uso de personagem da biblioteca
Enviar atividade até 24/04 com seu nome seguido de “_Layer3D”

Encontro 11 - 24/04

Objeto 3D

Hoje vamos criar uma cena semelhante à anterior, fazendo uso de um objeto 3D em formato FBX, e novamente vamos acrescentar um personagem 2D previamente animado.

Ambiente_3D

Modelo gratuito:
https://skfb.ly/opzQ6

Importação de Objeto 3D
Camera 3D
Uso de personagem da biblioteca
Enviar atividade até 08/05 com seu nome seguido de “_Objeto3D”

Mascara de Carnaval

Recesso Dia do Trabalho - 01/05

Encontro 12 - 08/05

Rig cabeça

Vamos aprofundar o rig de personagem focando agora no preparo da área da cabeça: olhos, sobrancelhas, boca, cabelo, orelhas e um óculos.

CriandoPersonagem1Rig_cabeca
Rig_cabecaCriandoPersonagem1

Rig para cabeça

Faap

13 a 17 /05 - Semana Acadêmica

Encontro 13 - 22/05

Finalizando o rig da cabeça

Agora colocaremos boca, dentes e lingua para finalizar o rig.
No próximo encontro explico e iniciamos os trabalhos da N2.

Demonstrando uma maneira de rigar um braço com deformador.

Rig para cabeça
Enviar atividade até 29/05 com seu nome seguido de “_RigCabeca”

pitching

Encontro 14 - 29/05

Encontro 15 - 05/06

Encontro 16 - 12/06

Produção do curta para N2

Hoje começamos os preparativos para a produção do curta para a N2.

Parâmetros para o curta da N2:

Individual
• Data de entrega: dia 19/06/2024 << atenção, é a mesma data da SUB, nosso prazo final!
Arquivos: envio pelo link no topo desta página de 1 arquivo de vídeo contendo o curta finalizado e 1 arquivo de vídeo contendo seu making-of. Atenção: ambos identificados com seu nome seguido de _N2!

• O curta deverá:
- ter duração mínima de 15 segundos de filme + opcionais de logo Faap, titulo e créditos.
- estar em resolução FullHD 24fps em qualquer codec de compressão .
- conter pelo menos um personagem antropomórfico fazendo uso de cutout e pelo menos 5 segundos de lipsync.
- o uso de sonorização além do lipsync é opcional.

• O making-of deverá apresentar o seu processo de trabalho, explicando cada etapa com as técnicas que utilizou. Duração e formato livres.

• A nota final para a N2 vai considerar as atividades de Layer3D, Objeto3D e Rig de Cabeça como um adicional à avaliação do curta: 50% para o aspecto técnico  (acabameto e animação) e 50% para o aspecto artístico e criativo (roteiro, design, mix de técnicas de animação adequados ao tema)

• O tema é:

Assistência na produção do curta para N2

N2

Encontro 17 - 19/06

Entrega N2 e SUB

Problemas de última hora? Ainda dá para resolver em aula.
Lembrando que a entrega da SUB é idêntica à da N1, com mais qualidade ;)

Acompanhamento e orientação na finalização e entrega do curta N2
Entrega SUB

YhatsAll

Encontro 18 - 26/06

Devolutivas e revisões

Fechamento do semestre

Devolutivas e revisões

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