PRINCÍPIOS DE MODELAGEM, TEXTURA E ANIMAÇÃO NO BLENDER 3D

Quartas e Quintas das 14h às 17h

ATENÇÃO:
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 envio das atividades 

Shared_Folder

Encontro 1 - 13/03

Apresentação

Programação dos encontros:
• Histórico da Computação Gráfica e do Blender
• Instalação e interface
• Composição com geometria básica
• Object/Edit mode
• Extrusão
• Modificadores
• Material
• Iluminação
• Câmera
• Mapeamento de texturas
• Animação
• Renderização

Histórico da CGI
Histórico do Blender
Produções realizadas com Blender
Download e instalação do software
Interface e alguns atalhos

Personagens

Encontro 2 - 14/03

Formas básicas

A proposta de hoje é fazermos uso dos objetos básicos oferecidos pelo software para criarmos alguns personagens e ambientes apenas fazendo uso de posicionamento, escala e rotação desses elementos. 
Lembrando que a intenção é desenvolver nossa percepção do espaço e das formas para somente depois avançarmos para materiais e texturas.

Adicionando meshes básicos : cubo, esfera, cilindro, pirâmide e toróide.
Suavizado x facetado 
Posicionamento e movimentação POV e câmera.
Render de imagem

WireframeSuzane

Encontro 3 - 20/03

Edit mode

Vamos entender a diferença entre object e edit mode e aproveitar para posicionar câmera e luzes. Vamos adicionar keyframes e renderizar uma sequencia com deslocamento dos elementos da cena.

Suzane

Object e Edit Mode
Posicionamentos básicos de câmera e luz
Keyframes
Renderizaçao de sequencia de frames ou video

Xadrez1

Encontro 4 - 21/03

Materiais e texturas

Extrusão
Subdivisão de superfície
Outros modificadores
Materiais e texturas
Profundidade de campo
Coordenadas de mapeamento UV
Edge Seam 
Normal Map
Alpha Map

Embalagens

Você pode baixar o modelo que fiz, clicando aqui.

logo Starbucks
Bart
Screenshot%202023 05-27%20at%2011.55.25
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Encontro 5 - 27/03

Modelagem de personagem

Algumas opções para modelarmos hoje:

Smurf
Minion1
Minion2

Box modeling de personagem orgânico
Planos de referência
Mirror modeling
Shape Keys

man2

Encontro 6 - 03/04

Esqueleto e animação

Vamos terminar a modelagem e animar. Para ganharmos tempo, quem quiser pode seguir com o modelo do Yoshi que comecei no encontro passado.

AnimandoAnimando

Rig do esqueleto
Áreas de influência dos ossos
Animação

BartDance

Encontro 7 - 04/04

Animação

Hoje vamos experimentar usar o Mixamo. Se quiser um dos modelos em formato Blender, você pode baixar aqui:
Wile
Pateta
Bart

Animando

Bibliotecas de movimento: Mixamo
Animação
Export
Render

Site%20Assets

Better Call Gil

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