ANIMAÇÃO 2D DIGITAL - RIG
AM1 - 2ºSem

Quartas das 9:30h às 11:10h

ATENÇÃO:
Click na pasta ao lado para 
 envio das atividades 

Shared_Folder
Calendario%202021_2Calendario%202021_2

Encontro 1 - 05/02

Apresentação da disciplina

Olá! Espero que estejam bem.
Hoje vamos conversar sobre como será este nosso semestre, a organização das aulas e o programa da disciplina, avaliações e como vocês podem manter contato direto comigo.

Registro do conteúdo dos encontros
Meus contatos 
Presença
Ferramentas necessárias  (software, pendrive)
Envio de Atividades (onde, prazos, nomes nos arquivos)

Retrospectiva das técnicas anteriores
Rig com linhas de contorno
Interface do node view
3D Layers
3D Objects
Rig com deformadores
Master Controller
Rig 360

Retrospectiva Workflows: Rotoscopia, importação do papel para Ink&Paint, Tradigital e Multiplano. 

N1: Individual, atividades em aula
N2: Individual, curta 30”
SUB: As mesmas atividades acima apenas para quem perder N1 ou N2

Teste_Lucca
har_autopatch
an_maskcutter_network

Encontro 2 - 12/02

Rig de personagem com e sem linha de contorno

Encontro 3 - 19/02

Finalizando rig com line sem deformação

Encontro 4 - 26/02

Walkcycle (neste dia teremos pitching do 7º semestre no horário de aula)

Vamos rever rapidamente a criação de um rig SEM deformador para um personagem SEM LINHAS de contorno, fazendo uso dos nodes.
E como seria se a personagem tivesse linhas de contorno? Vamos montar um walk cycle novamente!
Primeiro, vamos comparar dois rigs bem simples: Braco_Sem_Line e Braco_Line.
Agora que entendemos a mecânica, vamos preparar um rig completo com um personagem COM LINHAS de contorno: Personagem_Line.
Depois de finalizar o rig do personagem vamos animar um walkcycle (de novo!)

Revisão Rig básico sem line
Node View
Rig básico com auto-patch
Separação do personagem em camadas
Adicionar pegs, pivôs e hierarquia
Node View com Backdrops
Rig sem deformador com auto-patch
Keyframes, easy in e out

Carnival

Feriado Carnaval - 05/03

Rig_CutOutRig_CutOut
Rig_CutOutRig_CutOut

Estes curtas procuram assistentes!

Faça contato pelos QRCodes ou procure nos cartazes espalhados pela Faap.

Panto.jpeg
Geninho2
Nodes_1Nodes_4Nodes_3Nodes_2Nodes_5

Encontro 5 - 12/03

Encontro 6 - 19/03

Encontro 7 - 26/03

Rig com deformador e novo walkcycle

Para vocês entenderem bem a diferença entre as duas técnicas e poderem optar dependendo do design e do movimento pretendido, hoje vamos iniciar a preparação de um personagem separando peças prevendo que vamos rigá-lo utilizando deformadores.
Antes, vamos fazer alguns ajustes de preferências no Harmony (que vc pode salvar em arquivo separado e carregar toda vez que for usar uma maquina da Faap):
- General: focus on mouse enter; pass trough composite; separate position for pegs
- Advanced: support overlay and underlay; desligar element node animate using animation tools
- Timeline: reduce indentation; display unconnected nodes

E alguns ajustes nas ferramentas:
- Automatic Create Colour Art
- Easy Drag

Ajustes no Preferences
Separação do personagem em camadas
Rigando com deformadores
Bibliotecas de bocas (feliz, triste…), olhos, mãos, etc
Armazenamento na Biblioteca

NodeView

Encontro 8 - 02/04

Praticando com o boneco rigado

Vamos fazer uso do boneco que vocês já tem pronto. Escolha dois dos actings abaixo e adicione um cenário de sua preferência para criar uma animação semelhante a do lado.

Skip
Hot
Sneak
LineDance

Utilização da biblioteca
Praticando acting

Superacao.jpeg

Encontro 9 - 09/04

Entrega N1

Atividades que devem ser entregues:
- 1 arquivo de video com seu nome seguido de “_CutOut” (sem aspas!)
- 1 arquivo de video com seu nome seguido de “_CutOutDeform”  (sem aspas!)
- 1 arquivo de video com seu nome seguido de “_Acting”  (sem aspas!)
*Todos videos devem estar na resolução de 1920x1080 pixels, 24fps.

Encontro 10 - 16/04

Encontro 11 - 23/04

Layers 3D e importação de objetos 3D

Tudo tranquilo?
Vamos criar um ambiente 3D com portas que se abrem e janela onde se pode ver um plano ao fundo. Colocaremos o personagem dentro desse ambiente e geramos mais um video que vai compor a nota da N2.
Na sequencia, vamos criar uma cena semelhante, mas desta. vez fazendo uso de um objeto 3D em formato FBX.

Ambiente_3D

Modelo gratuito:
https://skfb.ly/opzQ6

Layers 3D
Camera 3D
Objetos 3D
Uso de personagem da biblioteca

LIPSYNC

Encontro 12 - 30/04

Encontro 13 - 07/05

Rig cabeça

Vamos aprofundar o rig de personagem focando agora no preparo da área da cabeça: olhos, sobrancelhas, boca, cabelo, orelhas e um óculos.

CriandoPersonagem1Rig_cabeca
Rig_cabecaCriandoPersonagem1

Rig para cabeça

Faap3

Semana Acadêmica - 14/05

Encontro 14 - 21/05

Finalizando o rig da cabeça

Agora colocaremos boca, dentes e lingua para finalizar o rig.
No próximo encontro explico o tema e iniciamos a produção do curta para a N2.

Rig para cabeça

pitching

Encontro 15 - 28/05

Encontro 16 - 04/06

Encontro 17 - 11/06

Produção das atividades para N2

Hoje começamos os preparativos para a produção do curta da N2.

Individual
• Data de entrega: dia 18/06/2025
Arquivo de video com pelo menos 30 segundos de duração, fullHD, 24fps, utilizando TODAS as técnicas vistas neste semestre: rig de corpo e cabeça, ambiente 3D. 
• TEMA: ...

Assistência na produção das atividades para N2

N2

Encontro 18 - 18/06

Entrega N2 e SUB

Problemas de última hora? Ainda dá para resolver em aula.
Lembrando que a entrega da SUB é idêntica à da N1, com mais qualidade ;)

Acompanhamento e orientação na finalização e entrega das atividades para N2 e SUB

YhatsAll

Encontro 19 - 25/06

Devolutivas e revisões

Fechamento do semestre

Devolutivas e revisões

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