ANIMAÇÃO EXPERIMENTAL - PDCP1

Quartas das 11:20h às 13:00h

ATENÇÃO:
Click na pasta ao lado para 
 envio das atividades 

Shared_Folder

Encontro 1 - 07/08

Apresentação da disciplina

Olá! Espero que estejam bem.
Hoje vamos conversar sobre como será este nosso semestre, a organização das aulas e o programa da disciplina, avaliações e como vocês podem manter contato direto comigo.

Registro do conteúdo dos encontros
Meus contatos 
Presença
Ferramentas necessárias  (software, pendrive)
Envio de Atividades (onde, prazos, nomes nos arquivos)

Exploração de diversas técnicas de animação experimental, incluindo animação em película, captura de stop motion digital, videomapping e outras formas de animação. Os alunos desenvolverão habilidades práticas na aplicação dessas técnicas, explorando narrativas visuais e experimentando com diferentes materiais e tecnologias.

O que é um filme experimental?
Experimentanima
Lá e cá: Norman e Diego

N1: Individual, atividades em aula
N2: Individual ou dupla, peça de criação livre com making-of
SUB: As mesmas atividades acima apenas para quem perder N1 ou N2

banner site nda 2048x1152

Principais Características da Animação Experimental:

1) Inovação e Experimentação: Frequentemente exploram novas técnicas e estilos, rompendo com as convenções tradicionais da animação comercial.

2) Autonomia Criativa: Liberdade total para experimentar com formas, cores, sons e narrativas, muitas vezes resultando em obras abstratas e não lineares.

3) Produção Independente: Geralmente são produzidas fora dos grandes estúdios e sem a pressão de atender às demandas do mercado.

4) Exploração de Temas Profundos: Muitas vezes aborda temas complexos e filosóficos, utilizando a linguagem visual para expressar ideias e emoções de maneira única.

5) Uso de Técnicas Diversas: Faz uso de uma variedade de técnicas, como stop-motion, animação 2D e 3D, a manipulação direta de película e programação.

https://repositorio.unesp.br/items/a18e15e4-73f8-43ba-8f6a-698a68ece306

Reynaud

Encontro 2 - 14/08

Animação sem câmera: Reynaud

Olá!
Vou apresentar uma defesa do Emile Reynaud como criador do cinema, mas na falta de um teatro ótico, vamos experimentar com um zootrópio.

Para o próximo encontro, venham com canetas para desenho. As tiras, fita adesiva e tesouras eu trago.

O Cinema sem Câmera de Émile Reynaud

banner_projeto_zootropio

Encontro 3 - 21/08

Animação sem câmera: Zootrópio

Estão bem?
Hoje vamos produzir uma pequena animação composta de pelo menos 3 tiras, captadas com o celular e montadas sequencialmente.

Para o próximo encontro, tragam canetas coloridas tipo marcador, para desenharmos na pelicula.

Produzindo imagens cíclicas

ExperimentAnima 2024:
Uma Composição Normal

Gabriel Bitar

Por coincidência, o segundo video passou por mim num feed do Youtube com um processo semelhante ao utilizado pelo Gabriel.

Encontro 4 - 28/08

Encontro 5 - 04/09

Animação sem câmera: desenho na película

A gente já sabe, em teoria, como o Norman desenhava sobre película… agora vamos por a mão na massa, quero dizer, no celulóide e experimentar.
Antes, precisamos escolher e decupar a trilha sonora para termos noção de como sincronizá-la.

Importar e marcar audio
Animação direto na película

The Simplest Form of Entertainment by Animation Obsessive Staff

Plus: news.

Read on Substack

Encontro 6 - 11/09

Encontro 7 - 18/09

Animação sem câmera: captura e edição

Tudo certo?
Vamos usar uma câmera alinhada verticalmente para captar os frames e depois sequenciá-los para assistirmos o que foi produzido.

Captura de película
Edição e sonorização

Superacao.jpeg

Encontro 8 - 25/09

Entrega N1

Atividades que devem ser entregues:
- 1 arquivo de video com seu nome seguido de “_Zootropio” (sem aspas!)
- 1 arquivo de video com seu nome seguido de “_Direct”  (sem aspas!)

Encontro 9 - 02/10

Bate papo com o ex-aluno da 1ª turma de animação, Arthur Caetano - o VJ Thur. Na imagem ao lado ele compartilhou um passo a passo para o mapping usando o After Effects.

Encontro 10, 11 e 12 - 16, 23 e 30/10

Videomapping

Vamos conhecer a técnica do videomapping e praticar utilizando apenas software gratuito: Blender e fSpy.

Pratica de video mapping com Blender e fSpy

VJUniversity
Mascara de Carnaval

Recesso Escolar - 09/10

MarcosMagalhaes_AnimacaoExperimental

Encontro 13 - 05/11

Experimentando com IA

Olá! Tudo bem?
Como essas ferramentas surgem quase que diariamente, vamos juntos pesquisar algumas delas de uso gratuito, experimentar com prompts, treinar modelos e produzir uma sequencia animada.

Pesquisa e produção com IA
Possibilidades de rodar modelo localmente

TheresAI
pitching

Encontro 14 - 13/11

Encontro 15 - 20/11

Encontro 16 - 27/11

Produçã para N2

Hoje começamos os preparativos para a produção da peça experimental para a N2.

Parâmetros:
• Individual ou dupla
• Data de entrega: dia 04/12/2024
• Tema LIVRE
• Arquivos a serem enviados:

• arquivo de vídeo com registro da atividade de video mapping
• arquivo de vídeo contendo a peça experimental finalizada ou o registro de sua exibição/fruição para o caso de instalação/performance
• 1 arquivo de vídeo contendo seu making-of

Obs.: O making-of deverá apresentar o seu processo de trabalho, explicando a proposta criativa e as técnicas que utilizou. Duração e formato livres.

A nota final para a N2 vai considerar: 40% para a peça experimental, 40% para o making-of e 20% para a atividade de video mapping.

Assistência na produção experimental para N2

N2

Encontro 17 - 04/12

Entrega N2

Problemas de última hora? Ainda dá para resolver em aula.
Lembrando que a entrega da SUB é idêntica à da N1, com mais qualidade ;)

Acompanhamento e orientação na finalização e entrega da N2

N2

Encontro 18 - 11/12

Entrega SUB

Lembrando que a entrega da SUB é idêntica à da N1, com mais qualidade ;)

Entrega SUB

YhatsAll

Encontro 19 - 18/12

Devolutivas e revisões

Fechamento do semestre

Devolutivas e revisões

Site%20Assets

Better Call Gil

Instagram_Logo
Whats_Logo
Bluesky_Logo
Email_Logo
BANNER_ABCA
SeAnimePodcast
SeAnimePodcast
Blender_Today2