TÉCNICAS DE ANIMAÇÃO EXPERIMENTAL - PDCP1

Quartas das 11:20h às 13:00h

ATENÇÃO:
Click na pasta ao lado para 
 envio das atividades 

Shared_Folder

Encontro 1 - 05/02

Apresentação da disciplina

Olá! Espero que estejam bem.
Hoje vamos conversar sobre como será este nosso semestre, a organização das aulas e o programa da disciplina, avaliações e como vocês podem manter contato direto comigo.

Registro do conteúdo dos encontros
Meus contatos 
Presença
Ferramentas necessárias  (software, pendrive)
Envio de Atividades (onde, prazos, nomes nos arquivos)

Exploração de diversas técnicas de animação experimental, incluindo animação em película, captura de stop motion digital, videomapping e outras formas de animação. Os alunos desenvolverão habilidades práticas na aplicação dessas técnicas, explorando narrativas visuais e experimentando com diferentes materiais e tecnologias.

O que é um filme experimental?
Experimentanima
Lá e cá: Norman e Diego

N1: Individual, atividades em aula
N2: Individual ou dupla, peça de criação livre com making-of
SUB: As mesmas atividades acima apenas para quem perder N1 ou N2

Principais Características da Animação Experimental:

1) Inovação e Experimentação: Frequentemente exploram novas técnicas e estilos, rompendo com as convenções tradicionais da animação comercial.

2) Autonomia Criativa: Liberdade total para experimentar com formas, cores, sons e narrativas, muitas vezes resultando em obras abstratas e não lineares.

3) Produção Independente: Geralmente são produzidas fora dos grandes estúdios e sem a pressão de atender às demandas do mercado.

4) Exploração de Temas Profundos: Muitas vezes aborda temas complexos e filosóficos, utilizando a linguagem visual para expressar ideias e emoções de maneira única.

5) Uso de Técnicas Diversas: Faz uso de uma variedade de técnicas, como stop-motion, animação 2D e 3D, a manipulação direta de película e programação.

https://repositorio.unesp.br/items/a18e15e4-73f8-43ba-8f6a-698a68ece306

ExperimentAnima 2024:
Uma Composição Normal

Gabriel Bitar

banner site nda 2048x1152
Reynaudbanner_projeto_zootropio

Encontro 2 - 12/02

Animação sem câmera: Reynaud

Encontro 3 - 19/02

Animação sem câmera: Zootrópio

Olá!
Vou apresentar uma defesa do Emile Reynaud como criador do cinema, mas na falta de um teatro ótico, vamos experimentar com um zootrópio.
A proposta é produzir uma pequena animação composta de pelo menos 3 tiras, captadas e editadas sequencialmente com o celular .

O Cinema sem Câmera de Émile Reynaud
Produzindo imagens cíclicas

Carnival

Pitching 7º Semestre - 26/02

Carnival

Feriado Carnaval - 05/03

Encontro 4 - 12/03

Encontro 5 - 19/03

Animação sem câmera: desenho na película

A gente já sabe, em teoria, como o Norman desenhava sobre película… agora vamos por a mão na massa, quero dizer, no celulóide e experimentar em 2m de filme. Como é muita coisa para desenhar, se preferirem, podem trabalhar em dupla.
Antes, precisamos escolher e decupar a trilha sonora para termos noção de como sincronizá-la.

Importar e marcar audio
Animação direto na película

The Simplest Form of Entertainment by Animation Obsessive Staff

Plus: news.

Read on Substack

Encontro 6 - 26/03

Encontro 7 - 02/04

Animação sem câmera: captura e edição

Tudo certo?
Vamos usar uma câmera ou celular alinhados verticalmente para captar os frames e depois sequenciá-los para assistirmos o que foi produzido.

Captura de película
Edição e sonorização

Superacao.jpeg

Encontro 8 - 09/04

Entrega N1

Atividades que devem ser entregues individualmente (mesmo a atividade em dupla, cada um faz o envio separado para registrar no Canvas):
- 1 arquivo de video com seu nome seguido de “_Zootropio” (sem aspas!)
- 1 arquivo de video com seu nome seguido de “_Direct”  (sem aspas!)

Encontro 9 - 16/04

Bate-papo com convidado

A confirmar: bate papo com VJ convidado.

Bate-papo com convidado

Encontro 10 - 23/04

Videomapping com Blender e fSpy

Demonstração de mapeamento utilizando software gratuito.

Pratica de video mapping com Blender e fSpy

VJUniversity

Encontro 11 - 30/04

Encontro 12 - 07/05

Produzindo e documentando um video mapping

Agora é com vocês :)

Prática de video mapping

Faap3

Semana Acadêmica - 14/05

MarcosMagalhaes_AnimacaoExperimental

Encontro 13 - 21/05

Experimentando com IA

Como essas ferramentas surgem quase que diariamente, vamos juntos pesquisar algumas delas de uso gratuito, experimentar com prompts, treinar modelos e produzir uma sequencia animada.

Pesquisa e produção com IA
Possibilidades de rodar modelo localmente

TheresAI
pitching

Encontro 14 - 28/05

Encontro 15 - 04/06

Produção para N2

Hoje começamos os preparativos para a produção da peça experimental para a N2.

Parâmetros:
• Individual ou dupla
• Data de entrega: dia 11 ou 18/06/2025
• Tema LIVRE
• Arquivos a serem enviados:

• arquivo de vídeo com registro da atividade de video mapping
• arquivo de vídeo contendo a peça experimental finalizada ou o registro de sua exibição/fruição para o caso de instalação/performance

A nota final para a N2 vai considerar: 40% para a atividade de video mapping e 60% para a atividade da peça experimental.

Assistência na produção experimental para N2

N2

Encontro 16 - 11/06

Entrega N2

Problemas de última hora? Ainda dá para resolver em aula.
Lembrando que a entrega da SUB é idêntica à da N1, com mais qualidade ;)

Acompanhamento e orientação na finalização e entrega da N2

N2

Encontro 17 - 18/06

Entrega SUB

Lembrando que a entrega da SUB é idêntica à da N1, com mais qualidade ;)

Entrega SUB

YhatsAll

Encontro 18 - 25/06

Devolutivas e revisões

Fechamento do semestre

Devolutivas e revisões

Site%20Assets

Better Call Gil

Instagram_Logo
Whats_Logo
Bluesky_Logo
Email_Logo
BANNER_ABCA
SeAnimePodcast
SeAnimePodcast
Blender_Today2