EDIÇÃO DE IMAGEM - AM1 - 4ºSem

Quintas das 7:40h às 9:20h

ATENÇÃO:
Click na pasta ao lado para 
 envio das atividades 

Shared_Folder
Calendario2024_1

Encontro 1 - 08/08

Apresentação da disciplina

Olá! Espero que estejam todos bem.
Hoje vamos conversar sobre como será este nosso semestre, a organização das aulas, o programa da disciplina, avaliações e como vocês podem manter contato direto comigo.

Registro do conteúdo dos encontros
Meus contatos 
Presença
Ferramentas necessárias (software, pendrive)
Pedido de atividades e envio das mesmas se dará pelo Canvas

Elementos técnicos de edição
A montagem com efeito dramático
O corte invisível
O choque de imagens
Marcação de som (bar-sheet)
Técnicas de montagem

N1: Individual ou em dupla, atividades em aula
N2: Individual ou em dupla, curta 15” + video making-of
SUB: As mesmas atividades acima apenas para quem perder N1 ou N2

Para assistir  em casa:

Encontro 2 - 15/08

Formatos e resoluções

Vamos começar falando do suporte para o material que criamos, num momento posterior à produção baseada em pelicula e processos quimicos: do eletrônico ao digital. O entendimento dos formatos, resolução, proporções e codecs dos arquivos de video é essencial para o nosso trabalho.

Formatos, resolução, proporções e codecs
Safe Zones

VideoRes
aspect_ratio_graphicword image 12
premiere_pro_homescreendavinci_cut

Encontro 3 - 22/08

Básico dos Softwares

Tá tranquilo?
Qual software de edição adotar? Para esta disciplina, utilize aquele com o qual você se sente confortável, nosso foco é na linguagem da edição.
Hoje você escolhe com qual quer prosseguir e, se ainda não conhece a interface, vai praticar um pouco do básico: como criar um projeto, importar as mídias, usar a timeline e definir In e Out dos clipes.

Ferramentas para conversão
Softwares de edição

Compressor
HandBrake2
MediaEncoder

Encontro 4 - 29/08

Efeito Kuleshov

Olá!
Vamos experimentar editar uma sequencia para testar o efeito Kuleshov, inventado pelo cineasta soviético Lev Kuleshov. É um fenômeno mental em que o público deriva mais significado da interação entre duas imagens do que de uma isolada.
Capture suas próprias imagens ou busque na internet para essa edição que faremos apenas com corte seco..
Em seguida, qual outra possibilidade de montagem com o mesmo material mas criando outro sentido?
Envie as duas versões em arquivos separados.

Plano e contra-plano
POV ou POT?
Efeito Kuleshov

The Kuleshov Effect Film Montage

Encontro 5 - 05/09

Encontro 6 - 12/09

Tipos de corte

O video ao lado apresenta uma série de técnicas para fazermos um corte entre cenas e até na mesma cena.
Em dois encontros, vocês vão criar um video fullhd, captando, editando e legendando (para identificar cada um dos tipos de corte). Não precisam construir uma história lógica, porque neste momento estaremos apenas preocupados com o aspecto técnico do processo de produção.
Os cortes apresentados estão nesta ordem:
1. Cut on action
2. Cutaway
3.  Cross cut
4. Jump cut
5.  Match cut
6. Fade in/out (transição)
7.  Smash cut
8. Iris (transição)
9. Wipes (transição)
10. Invisible cut
11. L e J cut

Tipos de corte
Safe areas

Encontro 8 - 19/09

Montage à Eisenstein

Tudo bem com vocês?
Agora que experimentamos com as técnicas de transição, vamos fazer uso delas para evocar respostas emocionais com base na teoria soviética de montagem de Sergei Eisenstein:

• Métrica: O método de montagem métrica edita seguindo uma medida exata ou número de quadros que não são escolhidas com base em qualquer sentimento ou conexão emocional. Cria uma sensação de estrutura, podendo gerar tensão ou aceleração emocional conforme a velocidade dos cortes.

• Rítmica: foca na cadência e no ritmo das imagens, frequentemente sincronizando a edição com a música ou os sons, combinando a duração da tomada com o conteúdo de ação.  Pode intensificar emoções como excitação, ansiedade ou calma, dependendo da combinação da ação com a sonoridade.

• Tonal: baseia-se no tom emocional das cenas. É a combinação de montagem métrica e rítmica, focada em evocar uma emoção específica através do tom geral da sequência.

• Sobretonal ou associativa: é uma combinação das anteriores, e cria uma experiência mais complexa e abstrata. É uma sobreposição de tons que evoluem ao longo da sequência. Provoca uma resposta emocional mais rica e multifacetada

• Intelectual: visa provocar uma reação intelectual ou um raciocínio no espectador. Utiliza-se de imagens que não possuem uma relação direta, mas que juntas provocam uma ideia ou conceito abstrato. Evoca uma resposta reflexiva e cognitiva, estimulando o espectador a pensar criticamente e a refletir sobre o significado das imagens apresentadas.

É claro que esses conceitos são discutíveis, variam com a percepção de cada individuo, ambiente e momento histórico.

Edite uma sequencia aplicando dois ou mais desses princípios e coloque um voice over explicando a sua intenção na montagem.

Tipos de montagem

Superacao.jpeg

Encontro 7 - 26/09

Entrega N1

Hoje aproveitamos para tirar dúvidas e quem ainda não enviou as atividades pode fazê-lo até as 23h:59min.
Estas são as atividades que compõe a N1, e cada um da dupla deve enviar os arquivos ou links:
- 1 arquivo de video com seu nome seguido de “_Kuleshov” (sem aspas!)
- 1 arquivo de video com seu nome seguido de “_Cortes” (sem aspas!)
- 1 arquivo de video com seu nome seguido de “_Montage” (sem aspas!)

Regra_dos_Seis

Encontro 9 - 03/10

A “Regra dos Seis" de Walter Murch

Tudo bem? Vamos começar comentando a N1.

Dando continuidade, vamos ouvir o premiado diretor Walter Murch sobre a sua teoria de uma boa edição.
1 - Emoção: Como esse corte afetará o público emocionalmente neste momento específico do filme?
2 - História: A edição avança a história de uma maneira significativa?
3 - Ritmo: O corte está em um ponto que faz sentido rítmico?
4- Eye Trace: Como o corte afeta a localização e o movimento do foco do espectador?
5 - Local Bidimensional da Tela: O eixo é seguido corretamente?
6- Espaço Tridimensional: O corte estabelece relações físicas e espaciais?

Mas em animação, diferentemente do filme captado onde o editor possui diversas alternativas de material para compor a montagem, todas essas preocupações precisam vir na concepção, precisamos trabalhar muito no animatic - a gente edita primeiro!

Devolutiva N1
Regra dos seis
O papel do editor no filme animado

Mascara de Carnaval

Recesso Escolar - 10/10

FreeSound
Pixabay

Encontro 10 - 17/10

Efeitos sonoros e audio split

Como vocês estão?
Hoje vamos tratar da sonoridade num filme. A coleta e aplicação de sons na timeline é a edição de som. Uma vez que esses sons sejam adicionados, começa a mixagem, garantindo que todos os sons, incluindo os diálogos e efeitos sejam percebidos pela audiência.

Vamos pesquisar e começar a preparar as trilhas de efeitos para o curta, começando a montar o animatic apoiado na sonorização.

Edição sonora
Mixagem sonora

How to Use Color in Film

Encontro 11 - 24/10

Color correction ou color grading?

A correção de cores, como o nome já diz, é o processo que corrige problemas de cor e faz com que a filmagem pareça o mais naturalista possível. A ideia é que as cores pareçam limpas e reais, como os olhos humanos as veriam no mundo real. Em animação é uma etapa que provavelmente não será necessária.
Já o grading é mais uma preocupação criativa, adiciona atmosfera e emoção às imagens, que pode ser muito útil para a narrativa.

Color grading

Guia_MinC
Guia_Etc

Encontro 12 - 31/10

Acessibilidade e organização da timeline

Olá, tudo bem?
Hoje vamos adicionar elementos de acessibilidade e organizar a timeline do projeto que estão trabalhando, ajustando as camadas para facilitar a exportação, adicionar legendas, janela de libras e audio descrição.

Janela de libras
Audio descrição
Legendas
Organização da timeline

Encontro 13 - 07/11

DCP

Hoje vamos ver como exportar para o formato Digital Cinema Package que é cada vez mais utilizado para exibição em festivais e cinemas.

Exportando DCP

emmys_2020

Encontro 14 - 14/11

Encontro 15 - 21/11

Encontro 16 - 28/11

Produção do curta para N2

Hoje começamos os preparativos para a finalização do curta para a N2:

Finalização do curta do 4º semestre
• Data de entrega: dia 03/12/2024
Arquivos a serem enviados:
- 1 arquivo de vídeo em codec H264 ou H265 contendo o curta finalizado.
- 1 pasta do arquivo em formato DCP contendo o curta finalizado.
• O curta deverá atender pelo menos um requisito de acessibilidade (libras, audiodescrição ou legenda).

• A nota final para a N2 desta disciplina vai considerar o aspecto técnico, acabameto e organização dos arquivos.

Assistência na finalização do curta para N2

N2

Encontro 17 - 05/12

Finalização e entrega N2

Problemas de última hora? Ainda dá para resolver em aula.
Lembrando que a entrega da SUB é idêntica à da N1, com mais qualidade ;)

Acompanhamento e orientação na finalização e entrega do curta N2

N2

Encontro 18 - 12/12

Entrega SUB

Lembrando que a entrega da SUB é idêntica à da N1, com mais qualidade ;)

Entrega SUB

YhatsAll

Encontro 19 - 19/12

Devolutivas e revisões

Fechamento do semestre

Devolutivas e revisões

Site%20Assets

Better Call Gil

Instagram_Logo
Whats_Logo
Bluesky_Logo
Email_Logo
BANNER_ABCA
SeAnimePodcast
SeAnimePodcast
Blender_Today2