TOONBOOM HARMONY AVANÇADO

Quartas e Quintas das 14h as 17h

ATENÇÃO:
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 envio das atividades 

Shared_Folder
BrushesArt_Layersdesk equipment
NomeFrameDrawing

Encontro 1 - 05/11

Algumas técnicas e preparação dos desenhos

O software mais utilizado no Brasil e no mundo para animação 2D digital e 2,5D já possui disciplinas no curso de animação, mas aqui vamos expandir os conhecimentos, montando um boneco animável com controladores para expressões e movimentação. Compreender o rig de um boneco e como animá-lo faz parte dos requisitos mínimos para adentrar produções nos maiores estúdios de animação brasileiros e do mundo.
Recomendável para alunos que tenham cursado os dois primeiros semestres do curso de animação ou que já possuam bons conhecimentos do software.

Ajustes no Harmony: Auto-save, Focus on Mouse Enter, Art layers, Drawing Vector e Bitmap Layers, Frame atual como nome do desenho, Centerline editor
Algumas técnicas: Curvelop, Envelope Creator, Freeform deform, Weighted Deform, Complex AutoPatch Rig, Deform on Deform, Sliders, Master Controller e Constraint.
Proposta de criação do personagem inspirado no prof. Eliseu

Abaixo os arquivos que demonstrei em aula:
Deforms
Weighted Deform
Complex Arm Rig
Deform on Deform
Slider e MasterControl
Constraint

desk equipmentTopo_Eliseu3
Topo_Eliseu2

Encontro 2 - 06/11

Preparação dos desenhos

A proposta é a criação de uma pequena animação com um personagem inspirado no Prof. Eliseu Lopes Filho, criador e coordenador do curso de Animação da Faap, falecido em 19 de outubro de 2020.
Algumas referências do professor você encontra aqui, e se você procurar alguns professores vai coletar boas histórias sobre ele.
Ao lado, alguns frames da animação do aluno Rodrigo Lobato Toporcov para o "Desafio EliDeus".

Layouts do personagem
Preparação das artesfinais em camadas separadas

Head Rotation-Beaver-Griddesk equipment

Encontro 3 - 12/11

Setup do rig

Setup de pivots, hierarquia e deformadores; autopatch e cutters; ajustes para acomodar diferentes ângulos do personagem.

Setup de pivots
Hierarquia e deformadores
Autopatch e cutters

example rig-hierarchy-for-master-controller
desk equipmentdesk equipment

Encontro 4 - 13/11

Sliders e MC

Montagem e testes de sliders; montagem e teste de master controller

Montagem e testes de sliders
Nodes para deformação

Encontro 5 - 19/11

Ajustes

Testes e revisões no rig

Testes, revisões e correções

Encontro 6 - 26/11

Audio e planejamento

Busca de audio de referêncoa e preparação do arquivo (Ocenaudio) para uso de inteligência artificial (Speechify), criação de gag e planejamento.

Preparação do arquivo para voice cloning
Roteiro da gag para geração do audio
Importação do audio e planejamento da animação

Encontro 7 - 27/11

Animação

Animação da gag, finalização e envio da animação

Animação
Finalização e envio

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